Do diagnóstico de doença à cura pela força da personagem: Clarice marcou a pele e a alma de Carol Castro
- Deyse Melo

- 16 de jun.
- 3 min de leitura
Atriz enfrentou queda de cabelo, manchas na pele e desgaste físico por conta da carga emocional da personagem em Garota do Momento. Entre o luto pelo pai e as cicatrizes de relacionamentos abusivos, ela se reinventou e hoje vive um novo ciclo.

Carol Castro extraiu da arte uma forma de cura e renovação. A personagem Clarice atuou como um canal de resiliência durante um período marcado por luto, lesão física e sombras do passado. Em “Garota do Momento”, Carol revelou todo seu poder dramático sem se descartar da autenticidade — e agora, vivendo uma nova fase, caminha confiante, pronta para florescer ainda mais.
De corpo e alma
Carol mergulhou de corpo e alma em Clarice, protagonista de Garota do Momento, e pagou um preço alto por tanta entrega. Durante as gravações, a atriz de 41 anos recebeu o diagnóstico de estresse oxidativo — resultado da sobrecarga emocional exigida pelas intensas cenas dramáticas. Além de lidar com questões físicas, como queda de cabelo e manchas na pele, a atriz também enfrentava um momento pessoal doloroso: o luto pela morte do pai, o ator Luca de Castro, e as marcas deixadas por relacionamentos abusivos.
“Quando chego esgotada, é debaixo d’água que eu me curo”, revelou Carol, referindo-se ao hábito de tomar banhos longos como forma de aliviar a tensão mental.
Clarice: um papel libertador
Na novela ambientada nos anos 1950, Clarice é dopada, sequestrada, internada à força e separada da filha. A carga dramática foi tão grande que Carol sentiu o impacto físico das gravações.
“Minha dermatologista disse que nunca tinha visto algo assim. Fiz muitos exames e descobri que estava com estresse oxidativo, por causa da quantidade de cenas com carga emocional altíssima.”
A atriz chegou a apresentar queda de cabelo, manchas na pele e exaustão.“Clarice ativou cada célula do meu corpo. Eu precisava cuidar da alma, mas o corpo também sentiu.”Mesmo assim, seguiu firme, equilibrando emoção e técnica para não cair no exagero.“Ela é, sem dúvidas, a personagem mais marcante e desafiadora da minha carreira na TV.”
O baque da perda do pai
Em dezembro de 2023, Carol perdeu seu pai, de quem era extremamente próxima.
“Ele é, sempre será, a minha grande referência. Eu sou atriz por causa dele.”O luto veio logo após uma cirurgia no joelho, resultado de uma ruptura de ligamentos e menisco em 2024. Em recuperação física e emocional, Carol quase recusou novos trabalhos. Mas foi justamente Clarice que a ajudou a se levantar.
“A novela precisava de uma Clarice. E eu, também, para me reerguer”, ressaltou.
As marcas dos relacionamentos abusivos
Sem entrar em detalhes, Carol mencionou que experiências passadas em relacionamentos abusivos também influenciaram sua atuação. As manipulações e violências psicológicas vividas por Clarice na trama tocaram feridas reais da atriz, que usou essa dor como combustível para construir uma personagem mais humana e verdadeira.
Renascimento pessoal e profissional
Hoje, Carol celebra uma fase de renascimento.“Sempre haverá tempestades na vida, mas me sinto num renascimento”, declarou à revista CARAS.A atriz já se prepara para novos projetos: uma série no Disney+, dois filmes e, antes disso, um merecido descanso à beira-mar com a filha Nina, de 7 anos.
Mais do que um papel de sucesso, Clarice foi um espelho e um ponto de virada na vida de Carol Castro. Um papel que exigiu tudo — e devolveu, em troca, uma nova versão de si mesma. Fonte: Extra (Naiara Andrade), O Globo, Revista CARAS.












Comentários